às 10:24:52 em Eventos / Direito

Palestra: Consistência, Contradição e Informação com prof. Abílio Rodrigues

•  18/09/2019 às 19:00
  •  Auditório Remígio Corazza

"Consistência, Contradição e Informação" é o tema de palestra que Abílio Rodrigues, professor de Filosofia da UFMG e pesquisador associado do CLE/UNICAMP, fará na quarta-feira, dia 18 de setembro, às 19h, no Auditório Remígio Corazza.

Professor Abílio Rodrigues possui graduação e mestrado em filosofia pela UERJ, doutorado pela PUC/RJ, com estágio de doutoramento na Brown University, EUA, e pós-doutorado na University of Oxford, Reino Unido. Suas áreas de interesse são lógica e filosofia da lógica (com ênfase em lógicas não clássicas, especialmente intuicionista e paraconsistente), filosofia da linguagem e Frege.

A lógica clássica não é capaz de lidar com contextos argumentativos contraditórios. Isso porque segundo a noção clássica de consequência lógica qualquer proposição se segue de uma contradição. O problema é que em diversas situações temos de lidar com contextos contraditórios. Um caso tipico são informações obtidas na Web. Tais informações são meros conteúdos proposicionais, em geral contextualizados, mas que tanto podem ser verdadeiros quanto falsos, podem não possuir justificação alguma, ou talvez apenas uma pseudo justificação, e nada garante que ate mesmo a fonte de tais informações acredite nas respectivas proposições. Os exemplos são inúmeros: a Terra é plana, Barack Obama não é cidadão americano, o conjunto dos números inteiros positivos é maior que o conjunto dos números pares,entre muitos outros. O objetivo desta comunicação é discutir qual seria a lógica adequada para lidar com tais contextos argumentativos.

INSCRIÇÕES!

Para egressos, a inscrição é gratuita e poderá ser feita no local do evento!