às 14:39:07 em Eventos / Eventos

II Novembro Negro: Oralidade, ancestralidade e emancipação: caminhos antirracistas para a democratização da educação no Tocantins

  •  26/11/2020 às 19:00
  •  Virtual

Estão abertas as inscrições para o II Novembro Negro!

 

O II Novembro Negro acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de novembro, via remota. Reunirá vozes negras do Tocantins a fim de promover debates, reflexões e diálogos com estudantes e toda comunidade local; visibilizar a diversidade de experiências de vida, no campo das subjetividades e fortalecer o surgimento de referências negras nesse território. Serão abertos também espaços para apresentação de trabalhos finalizados e em desenvolvimento, notadamente em sintonia com a temática em questão. Haverá, portanto, oficinas, palestras e mesas redondas que contribuirão para o enriquecimento do processo das discussões acerca das questões raciais entre brancos, negros e indígenas em nosso estado, tanto no ambiente acadêmico, quanto em todo território local.

O período de inscrição vai até 23/11. O evento terá carga horária de 15 horas para ouvintes e de 20 horas, para os que apresentarem trabalhos.


CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO!

ATENÇÃO:

  • As inscrições das OFICINAS serão realizadas no ato da inscrição no evento.
  • Aberta a SUBMISSÃO DE TRABALHOS, até 23 de novembro de 2020.



Modalidade de trabalho: Comunicações orais

 

Em caso de comunicações orais, enviar o trabalho para o e-mail: [email protected] – NO TÍTULO DO E-MAIL INDICAR A MODALIDADE DE TRABALHO.

 

Para mais detalhes, acesse o edital: clique aqui!



Programação:

NOTURNO

Horário

Programação

Envolvidos

19h

Cerimônia de Abertura

Prof. Marlon Magno - NEIC - FACDO

Deusamara Vaz Barros - Diretora Administrativa da FACDO

19h05

Mesa Institucional

Representantes das instituições realizadoras e parceiras:

- Pe. Edson Oliveira - Instituições Orionitas;

- Lucas Delfino Araújo - Coordenador do curso de Psicologia da FACDO;

- Luciano Galdino - Coordenador do curso de graduação em História da UFT;

- Diretoria do IFTO - Araguaína;

- Talita dos Anjos Lima - Representante da ANPSINEP-TO;

- Mariana Miranda Borges - Representante do Conselho Regional de Psicologia - CRP 23;

- Karen Luz - Representante do Centro Acadêmico de Psicologia - CENAP - FACDO.

20h20

Conferência: Oralidade, ancestralidade e emancipação: caminhos antirracistas para a democratização da educação no Tocantins

Mediação: Dr. Dernival Venâncio Ramos Junior, professor do curso de graduação em História da UFT e professor no PPGCULT.

Convidada: Maria de Fátima Batista Barros, Militante da ANQ- Articulação Nacional de Quilombos, lideranças Quilombola da Ilha de São Vicente; membra da Comissão Povos do Cerrado do Conselho Regional do Tocantins - CRP 23; membra do Grupo Carolinas leitoras de Marabá; membra do Coletivo Dandaras do MATO; coordenadora da Biblioteca Quilombola Julião Henrique Barros; coordenadora do Coletivo de Jovens lideranças da Ilha de São Vicente. Pedagoga e mestranda do PPGCULT Cultura e território na UFT Campus Araguaína. Técnica formadora da Decamp /SEMED Marabá.

  • DIA 27/11/2020

MATUTINO (OFICINAS)

Horário

Programação

Envolvidos

Link

Oficina 1

Das 9h às 11h

Educação Tradicional Indígena e Luta por Território

 

Mediação: Douglas Ribeiro - acadêmico de Psicologia pela FACDO e membro do CENAP/FACDO;

Convidadas: Kamutaja Silva Ãwa - acadêmica do curso Licenciatura de Pedagogia-UFT, membra da APÃWA-TO;

- Carmen Hannud - doutoranda em psicologia na Universidade Federal do Pará e pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos de Subjetivação na Contemporaneidade. Integra como psicóloga (CRP 23/1373) na Comissão Memória de Tutawa, coordenada pela Associação do Povo Ãwa-APÃWA.

Sala 01

LINK

Oficina 2

Das 9h às 11h

Juventude, Rap, Grafite, Cultura de Rua

 

Mediação: João Victor (Roleta) - artista visual nascido na cidade de Goiânia-GO, no ano de 1998. É graduando no curso de Psicologia pela Faculdade Católica Dom Orione (FACDO). Busca na arte retratar aspectos transcendentes como a subjetividade individual e o psiquismo humano.

Convidados(a):

- Douglas Neves (Ras) - rapper desde meados de 2014. Busca através das suas letras denunciar as desigualdades e racismo estrutural;

- Fernando Amorim (Amorim). Skatista deste 91, influenciado pelas ruas, é grafiteiro e tatuador;

- Luiz Candido (Black AZ) - mc/compositor independente; Formado em Desenvolvimento Tecnológico. Busca na arte transformar vivência e sentimento em ritmo e poesia para seus iguais;

- Rossana - MC, bgirl, poetisa, angoleira, bailarina, produtora cultural, militante do Coletivo Enegrecer, Representante Estadual da Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop, Vice Presidenta do Cepir;

- Antônio Júlio - músico, estudante do ensino médio no IFTO. Utiliza o canto como instrumento de afirmação e representatividade.

Sala 02

LINK

Oficina 3

Das 9h às 11h

Comunidade quilombola, conjuntura, crise climática, COVID, territorialidades, educação, nova relação com a terra

 

Mediação: Beatriz Ribeiro - acadêmica do curso de Psicologia, membra do centro acadêmico de Psicologia - CENAP - FACDO.

Convidadas(o):

- Monalisa Borges de Almeida - Quilombola, membra do coletivo de Juventude e Griôs Aprendizes da Comunidade Quilombola Dona Juscelina. Graduanda do curso de Psicologia da FACDO. Membra da operativa ABRAPSO Araguaína/Tocantins;

- Maria de Fátima Batista Barros, Militante da ANQ- Articulação Nacional de Quilombos, lideranças Quilombola da Ilha de São Vicente; membra da Comissão Povos do Cerrado do Conselho Regional do Tocantins - CRP 23; membra do Grupo Carolinas leitoras de Marabá; membra do Coletivo Dandaras do MATO; coordenadora da Biblioteca Quilombola Julião Henrique Barros; coordenadora do Coletivo de Jovens lideranças da Ilha de São Vicente. Pedagoga e mestranda do PPGCULT Cultura e território na UFT Campus Araguaína. Técnica formadora da Decamp /SEMED Marabá.

- Vinícius Gomes de Aguiar - Geógrafo - professor do curso de licenciatura em Geografia e do Mestrado em Estudos de Cultura e Território - PPGCULT da UFT-Araguaína.

Sala 03

LINK

Oficina 4

Das 9h às 11h

(Des)caminhos da escola em tempos de Covid: uma discussão sobre o direito à educação

 

Mediação: Emilly Barbosa - acadêmica de Psicologia, membra do centro acadêmico de Psicologia - CENAP - FACDO.

Convidados(a):

- Telma de Sousa Santos Barbosa - graduada em História e especialista em História de África e cultura afro brasileira; Coordenadora da ANCA; Coordenadora do Coletivo Araguaína Preta; membra da Marcha Mundial das Mulheres e da Marcha das Mulheres Negras; membra da articulação Alagbara;

- José de Arimatéia Nascimento - formado em História pela UFT e Dirigente do MNLM, Movimento Nacional de Luta pela Moradia;

- Moisés Pereira da Silva - Graduado em História e Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás, UEG; Especialista em História e Cultura Afro-brasileira pela Faculdade do Noroeste de Minas, FINOM; Especialista em Diversidade, Cidadania e Direitos pela Universidade Federal de Goiás; Mestre em História, pela Universidade Federal de Goiás e Doutor em História Social, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP; Professor Adjunto do Curso de História da Universidade Federal de Goiás.

Sala 04

LINK

Oficina 5

9h às 11h

Negritude, gênero e diversidade sexual

Mediação: Alessandra Días - acadêmica do curso de Psicologia da FACDO.

Convidadas:

- Rubra Pereira de Araujo - transmulher; é licenciada em Letras (Português e Inglês) pela Universidade do Tocantins (UNITINS); mestra e doutora em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); Pesquisa questões de gênero, diversidades sexuais e interseccionalidades nas interfaces da formação inicial e continuada de professoras e professores de linguagens, códigos e suas tecnologias; Membra do movimento social LBTQI+.

- Simone Cristina Silva Simões - mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); psicóloga pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru- SP. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero (GEMGE); Membra do Projeto de Pesquisa sobre Mulheres Afrodescendentes no Magistério Superior (MafroEduc) na UFMA, campus São Luís; Membra do Grupo de Pesquisa: Formação de Professoras, Metodologias e Práticas Educativas em Direitos Humanos, na UFMA campus Codó.

Sala 05

LINK

NOTURNO (MESA-REDONDA)

19h

Desafios, possibilidades e insurgências do movimento negro no Tocantins

Mediação: Karen Luz - Poetisa; acadêmica do curso de Psicologia; membra do Centro Acadêmico de Psicologia - CENAP - FACDO; membra da ANPSINEP-TO; Militante do Enegrecer; militante do MNU; membra da Comissão de Psicologia e Povos do Cerrado - CRP 23.

Convidadas(o):

- Manuel Barbosa da Silva - Coordenador da ANCA (Associação Negra Cor); foi membro do Conselho étnico racial do Tocantins; Líder comunitário; Professor da rede Estadual de ensino; formado em história.

- Gleys Ially Ramos - Professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no Curso de Relações Internacionais; licenciada e bacharel em Geografia pela UFT; mestra em Desenvolvimento Regional pela UFT; doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás/UFG; pós-doutora em Geografia-UFT; pós-doutora em Desenvolvimento Regional-UFT; pós-doutora em Estudos sobre Mulheres - Género, Sociedade e Cultura (CEMRI/UAb - Portugal); pós-doutora em Estudos Feministas/Antropologia Social (Universidad de Granada - Espanha); Professora Convidada no Instituto Universitario de Estudios de las Mujeres y del Género / Universidad de Granada - Espanha, 2017; Professora Convidada no Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI), 2018; Coordenadora do OUTRAS - Observatório Transdisciplinar sobre Feminismo, Política e Métodos.

- Solange Nascimento - graduada em Pedagogia; mestra em educação pela Universidade do Vale do Itajaí; doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia; É professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins; Como coordenadora de Ações Afirmativas na UFT, desenvolve ações para a implementação de políticas de permanência de alunos indígenas e quilombolas no ensino superior; Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Cultura, políticas públicas, história e cultura afro-brasileira. 

LINK

  • DIA 28/11/2020

MATUTINO (OFICINAS)

Horário

Apresentação de trabalhos

Das 9h às 11h

Eixo temático: Psicologia e relações raciais

A ordem das apresentações será publicada no site da FACDO, na quinta-feira, dia 26 de novembro, com os respectivos links das salas virtuais que serão utilizadas.

Sala 01 - Mediador: Hélio Lacerda - Link da sala

INSCRIÇÃO

NOME DO COMUNICADOR(A)

TÍTULO DO TRABALHO

RESPONSÁVEL

01

Ângela Costa do Nascimento

Angélica Cabral Oliveira Alves

Clarice Agra Fiúza

Jaíne Daise Alves dos Santos

Jennifer Sousa Santos

Profº Robenilson Moura Barreto

CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DA PSICOLOGIA E RELAÇÕES RACIAIS NA FORMAÇÃO DAS(OS) PSICÓLOGAS(OS)

Jennifer Sousa Santos

02

Beatriz Ribeiro Borges

Emily Cristina Lacerda Silva

Hellen Cristina Pereira da Cruz

Maria Victória Gomes Carvalho

Samara Dantas Figueredo Santana

Profº Robenilson Moura Barreto

RACISMO INSTITUCIONAL: ANÁLISE DOS CARGOS PÚBLICOS DE PRESIDENTE DA REPÚBLICA E PREFEITO MUNICIPAL

Hellen Cruz

03

Carlos Eduardo Moreira Marinho

Gabriela Figueiredo da Silva Cardoso

Matheus Ferreira Santos

Sthefany Monteiro Salazar Ataide

Acadêmicos (as) do curso de Psicologia

Profº Robenilson Moura Barreto

CONSEQUÊNCIAS DO RACISMO PARA O NEGRO NO ÂMBITO TRABALHISTA

Carlos Eduardo

04

Alessandra Dias da Cruz

Jádia Alves Pinheiro

Karen Juliete da Luz Brito

Thays Lohane Acacio Souza

Viviane Soares Carvalho

Profº Robenilson Moura Barreto

PSICOLOGIA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA EM PSICOLOGIA.

Thays Lohane Acacio

05

Arnaldo César S. Silva

Helen C. Coutinho

João Victor C. Farias

Mônica Elis L. Rodrigues

Raimunda Brito de Sousa

Profº Robenilson Moura Barreto

EDUCAÇÃO INFANTIL E PREVENÇÃO AO RACISMO

Mônica Elis Lima Rodrigues

Sala 02 - Mediadora: Carmen Hannud Carballeda Adsuara - Link da sala

INSCRIÇÃO

NOME DO COMUNICADOR (A)

TÍTULO DO TRABALHO

RESPONSÁVEL

01

Adriana Nunes da Cruz

Esther Lohany Batista da Silva

Karla Karoline de Arruda Marinho

Milena Borges da Silva Neres

Estudantes do curso de Psicologia

Profº Robenilson Barreto

ASPECTOS ÉTNICOS, RACIAIS E PSICOLÓGICOS DA VIDA DE NINA SIMONE

Milena Borges da Silva Neres

02

Emilly Barbosa Silva

Kamila Stefany Rodrigues Viana Silva

Midian Pereira de Araújo Rodrigues

Profº Robenilson Moura Barreto

RACISMO E REPRESENTAÇÃO NAS MÍDIAS

Midian Araújo

03

Jardenes Rodrigues

John Lennon Rodrigues de Oliveira

Luciana Ferreira Costa

Quéren Hapuque Ribeiro Passos

Samara Rocha Luz

Profº Robenilson Moura Barreto

UM ESTUDO SOBRE A BRANQUITUDE: APONTAMENTOS A

PARTIR DA OBRA DE LIA VAINER SCHUCMAN

Luciana Ferreira Costa

04

Hayla Catherine Martins

Pâmela Aires Machado

Stefania Cardoso Brito

Thays Silva de Paula

Thécia Mariano Borges

Profº Robenilson Moura Barreto

DESIGUALDADE RACIAL E ACESSIBILIDADE AO CONTEXTO EDUCACIONAL

Thays Silva de Paula

05

Rebeca Carvalho Melo

Maria Francisca Dias da Silva

Fernanda Barros de Sousa

Ludimilla Teixeira França

Robenilson Moura Barreto

ASPÉCTOS RACIAIS NO BRASIL E NO MUNDO: UM RESUMO DAS

DESIGUALDADES SOCIO-CULTURAIS DOS NEGROS

Rebeca Clívia

Sala 03 - Mediadora: Kamila Soares - Link da sala

INSCRIÇÃO

NOME DO COMUNICADOR (A)

TÍTULO DO TRABALHO

RESPONSÁVEL

01

Amanda de Azevedo Barros

Ana Paula Oliveira Lopes

Daliny Beleza dos Reis

Laianne Lannunci Lima Lopes

Lídia Maria Ribeiro da Silva

Maria Lucilene Frazão sousa

Profº Robenilson Moura Barreto

RACISMO ESTRUTURAL NA SOCIEDADE BRASILEIRA

Lídia Maria Ribeiro Da Silva

02

Eunizi Jeronimo da Silva

Jhenifer Gomes Cavalcante

Layla Beatriz Alves da Silva

Maisa Silva Apinagé

Wênnya Moraes da Silva

Profº Robenilson Moura Barreto

A INFLUÊNCIA DOS PADRÕES DE BELEZA NA AUTOESTIMA DA MULHER NEGRA

Wennya Moraes

03

Ana Caroline de Miranda Araújo

Ana Luiza Machado Fulaneti

Jullyane Gomes Feitosa

Maycon Douglas Silva Ribeiro

Profº Robenilson Moura Barreto

CAMINHOS E DESCAMINHOS DA PSICOLOGIA NO BRASIL FRENTE ÀS VICISSITUDES DO RACISMO: APONTAMENTOS POSSÍVEIS

Maycon Douglas Silva Ribeiro

04

Alexandra Oliveira Alves

Daiane Silva Lima

Euziomar S. Freitas

Fernanda Cavalcante

Larice de Abreu Santos

Prof. Robenilson Moura Barreto

O RACISMO ESTRUTURAL E O PAPEL DO PSICÓLOGO NESTE CONTEXTO

Fernanda Cavalcante

05

Adrielle Barreto Lima

Celso Diogo de Souza

Lara Gonçalves Silva

Myllena Vitoria Siqueira

Yara Soares de Araújo

Profº Robenilson Moura Barreto

RACISMO NO BRASIL, IDENTIDADE NEGRA E SOFRIMENTO PSÍQUICO

Adrielle Barreto Lima

Sala 04 - Mediadora: Mariana Miranda Borges - Link da sala

INSCRIÇÃO

NOME DO COMUNICADOR (A)

TÍTULO DO TRABALHO

RESPONSÁVEL

01

Cícero Moura,

Cleidiana Santos Silva,

Felipe André Viana Santos,

Roberta S. Rocha Dias

Profº Robenilson Moura Barreto

ÉTNICO RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA - LEI 10.639/03

Roberta De Souza Rocha

 

02

Maria Júlia do Egito Sousa Moraes

Attilio Domigues Soares

Flávia Barbosa de Almeida

Thais Lorran Veras Dias

Josiane de Sousa Jordão

Profº Robenilson Moura Barreto

O RACISMO E A BRANQUITUDE NOS PADRÕES DE BELEZA

Maria Júlia Do Egito Sousa Moraes

03

Edylton Victor Da Silva Alves

Eliton Pereira da Silva

Lana Lopes Ferraz Sousa Pereira

Lorrainy Maciel Silva

Prof. Robenilson Moura Barreto

RELAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO COM O RACISMO ESTRUTURAL

Lorrainy Maciel Silva

04

Bianca Granjeiro Machado; Damyao Meneses;

Fernanda Venancio; Nathalia Araujo Martins.

Profº Robenilson Barreto

O LUGAR DA PSICOLOGIA FRENTE AO RACISMO

Bianca Machado

05

Alessandra Dias da Cruz

Jádia Alves Pinheiro

Karen Juliete da Luz Brito

Thays Lohane Acacio Souza

Viviane Soares Carvalho

Orientador: Robenilson Moura Barreto

PSICOLOGIA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA EM PSICOLOGIA.

Karen Luz

NOTURNO (MESA-REDONDA)

19h

Mesa: Vivências religiosas e ancestrais no norte do Tocantins.

 

Mediação: Sariza Oliveira Caetano Venâncio - doutora em Antropologia Social pela Unicamp e professora do colegiado de História da UFT.

Convidadas(o):

- Maria Leal Pinto - graduada em história; Cartomante e Taróloga; Professora de cartomancia e pertence atualmente aos grupos de estudos de baralho cigano e Tshara Khaly;

- Valdeci Pereira Reis - dirigente umbandista da Tenda Espírita Santa Joana d’Arc;

- Miriam Mendes Costa - mestra em Estudos de Cultura e Território (UFT); graduada em Administração e História; membro do Secretariado Educacional Orionita Latino Americano; diretora do Colégio Santa Cruz;

- Ivan Luiz Guarany Silva - pertencente ao povo indígena Mbyá Guarany; pertencente a aldeia Hawa Tymara município de Santa Fé do Araguaia-TO; estudante de Direito na UFT.

LINK