às 16:23:44 em Eventos / Eventos

Cine Católica Orione: Temporada 2020/1

  •  14/03/2020 às 14:00

O Projeto Cine Católica é desenvolvido pelo Núcleo de Extensão e Iniciação Científica - NEIC, e propõe levar aos acadêmicos matriculados na Católica Orione, cultura por meio de apresentação de filmes e debates.

 

Serão abertas 70 vagas!

 

Serão realizados 05 (cinco) encontros conforme o cronograma abaixo, a partir de 14 de março. O Projeto conferirá certificado, aos participantes das exibições dos cinco filmes com carga horária de 25 horas, a participação em menor número de vezes será dado uma declaração de participação nessa atividades para cada acadêmico(a), por meio de relatório dos filmes e das discussões. Que será cadastrada as participações pelo Prof. Geraldo Alves Lima, além da lista de presença, lhe será conferido 05 (cinco) horas complementares por exibição.

 

INSCRIÇÕES: 

As inscrições (02 quilos de alimentos não perecível) deverão ser realizadas no site da Católica Orione - link abaixo, e a entrega de alimentos no NEIC, no período de 27/02 a 13/03, das 14h às 22h.

 

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO!


CRONOGRAMA DE ATIVIDADES: 

DATA

NOME DO FILME

SINOPSE

14/03/2020 às 14h

Negação

A abertura de Negação de imediato situa o espectador diante do que está por vir: em rápidos depoimentos, o historiador David Irving descarta a existência do Holocausto durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto a pesquisadora Deborah Lipstadt questiona, em plena sala de aula, como provar a existência de fatos históricos consolidados. Se por um lado a negação pura e simples do Holocausto soa como afronta perante ao sofrimento de milhões de mortos e sobreviventes, tal confronto desperta questões bastante pertinentes ao mundo contemporâneo, especialmente em relação à liberdade de expressão. É neste aspecto que Negação, o filme, é bem interessante.

28/03/2020 às 14h

Holocausto Brasileiro

Adaptação do livro homônimo escrito por Daniela Arbex, este é um retrato aprofundado e contundente sobre os eventos que ficaram conhecidos como Holocausto Brasileiro, ou seja, o grande genocídio cometido contra os pacientes psiquiátricos do hospício de Barbacena, em Minas Gerais, local onde os pacientes eram torturados, humilhados e assassinados.

04/04/2020 às 14h

Documentário: Caminhos do Quilombo Grotão

O filme procura visibilizar as vozes das gerações que pertencem a comunidade quilombola do Grotão para a construção de um registro das memórias construídas por essas pessoas. Com produção de Desidério Produções e apoio do Neuza-UFT. (Núcleo de Pesquisa e Extensão em Práticas e Saberes Agroecológicos)

18/04/2020  às 14h

Okja

Nova York, 2007. Lucy Mirando (Tilda Swinton), a CEO de uma poderosa empresa, apresenta ao mundo que uma nova espécie animal foi descoberta no Chile. Apelidada de "super porco", ela é cuidada em laboratório e tem 26 animais enviados para países distintos, de forma que cada fazenda que o receba possa apresentá-lo à sua própria cultura local. A ideia é que os animais permaneçam espalhados ao redor do planeta por 10 anos, sendo que após este período participarão de um concurso que escolherá o melhor super porco. Uma década depois, a jovem Mija (Seo-Hyun Ahn) convive desde a infância com Okja, o super porco fêmea criado pelo avô. Prestes a perdê-la devido à proximidade do concurso, Mija decide lutar para ficar ao lado dela, custe o que custar.

25/04/2020 às 14h

Sem Limites

Encarando o desemprego e a rejeição de sua namorada, o escritor Eddie Morra tem certeza que não tem mais futuro. Mas tudo muda quando um velho amigo lhe dá uma droga que melhora as habilidades mentais. Viciado nesta química ainda não testada, Eddie chega ao topo do mundo financeiro e chama a atenção de um magnata que pretende usá-lo para fazer fortuna. Mas terríveis efeitos colaterais e a diminuição do estoque da droga ameaçam o colapso de Eddie.

 

Nilsandra Martins de Castro

Supervisora NEIC

 

Geraldo Alves Lima

Coordenador do evento NEIC