às 17:06:34 em Notícias / Eventos FACDO

REDES DE SOLIDARIEDADE

 

 

 

"A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana"
Franz Kafka


CADASTRE-SE AQUI

 

 

JUSTIFICATIVA

Temos que tirar  a solidariedade do mero discurso e transformá-la em ações concretas. Isso só será possível através de uma cultura da solidariedade. Precisamos entender a nossa sociedade com um olhar da alteridade sem o egoísmo e o individualismo vigente. Necessitamos de um diálogo permanente, através de uma comunicação objetiva. As Redes de solidariedade são uma  busca pela comunicação direta e rápida entre pessoas e  instituições solidárias.

Por isso a necessidade de uma linguagem que diminua a distancia entre os sujeitos do discurso da solidariedade. Visibiliza-se na sociedade moderna, que o interesse na solidariedade está ligado ao aumento da desigualdade social posto através da falta de condições reais de igualdade sustentada pela ausência de critica onde surge o fortalecimento de um apelo à compaixão, algo que ameniza a revolta dos mais excluídos





OBJETIVOS


Objetivo geral
Utilizar de forma objetiva o conceito de redes sociais, para fortalecer uma cultura da solidariedade em nossa cidade, através de um diálogo entre os sujeitos sociais envolvidos em atitudes solidárias.


Objetivos específicos

Motivar cadastro nas redes sociais de instituições que trabalham com solidariedade na cidade de Araguaina, e pessoas que podem ajudar de forma não continua ou de forma direta.

Promover a capacitação social e a formação de todos os intervenientes no projeto de vida das pessoas em instituições de apoio.

Mapear todas as instituições solidárias, com suas respectivas descrições e ações,

Desenvolver uma cultura da solidariedade na sociedade em geral,

Criar cursos de formação para protagonistas solidários,

Promover certificação de instituições solidárias.




CARTA DE PRINCÍPIOS

As redes de Solidariedade serão um agrupamento de pessoas e instituições com o objetivo de desenvolvimento da solidariedade ao alcance de todos, composta por uma junção  de profissionais acadêmicos que combinam ciência e humanismo, além de pessoas comuns com interesse de   promover uma resposta ativa, rigorosa e abrangente que visa melhorar a qualidade de vida e aliviar o sofrimento de pessoas com necessidade de cuidados paliativos e suas famílias, no meio natural onde estão inseridos,na cidade de Araguaina e região.

Nas suas relações com as partes interessadas internas e externas, as Redes de Solidariedade têm como princípios:

1. Prestar um serviço de qualidade, com rigor e humanismo, centrado nas necessidades e nos desejos das instituições solidarias (filantrópicas e de ação social) e suas famílias, através de uma intervenção holística que integre as vertentes física, psicossocial, emocional e espiritual;

2. Pautar-se pelos valores da caridade, honestidade, compromisso, solidariedade, autonomia e respeito pela vida e pela dignidade humana na perspectiva da responsabilidade social.

3. Promover a capacitação social e a formação de todos os intervenientes no projeto de vida das pessoas em instituições de apoio.

4. Articular e promover a colaboração entre instituições, estabelecimentos de saúde e técnicos, unindo esforços para aliviar o sofrimento e promover a qualidade de vida dos assistidos e da sua família;

5. Garantir a sua sustentabilidade nas dimensões econômica, social e ambiental. Massificando um dialogo permanente entre os participantes.

6. Combater qualquer tipo de utilização política partidária das ações das redes de solidariedade.




CADASTRE-SE AQUI

 



INSTITUIÇÕES SOLIDÁRIAS

 

 

CASA DE ACOLHIDA TRA NOI DOM CARLOS STERPI

A casa de acolhida  Tra Noi  é uma instituição filantrópica , pertencente ao movimento católico Tra Noi, Cujo nome significa “ENTRE NÓS” e tem como missão acolher e ajudar toda pessoa, principalmente as mais pobres e marginalizadas, sem distinção de classe, de religião, de cultura, ou etnia.  Sensível a necessidade local a casa presta serviço de acolhida e hospedagem as pessoas que chegam a cidade de Araguaina provenientes de outros municípios do Estado do Tocantins e dos estados que fazem fronteiras como: Estado do Maranhão e Pará ; Essas pessoas vem para tratamento ambulatorial e tratamentos médicos prolongados.

 

 

Rua 22 novembro, nº 822, Centro, Araguaína - Tocantins; Fone: (63) 3414-7863

e-mail: [email protected]

Conheça a Casa TraNoi. Clique AQUI.

 

 


 

 


A Casa do Idoso Sagrado Coração de Jesus é uma obra, filantrópica, beneficente e de assistência social que tem por finalidade principal abrigar pessoas idosas, carentes ou não.A Casa do Idoso Sagrado Coração de Jesus chega aos seus 30 anos com mais de 40 idosos e contando com a ajuda da sociedade araguainense para sua manutenção.
Como acontece em todo o asilo, a maioria dos seus moradores chegam à casa por motivo de abandono dos familiares.
Na Casa do Idoso, eles são tratados com carinho e atenção.
A Casa dos Idosos de Araguaína está localizada no Bairro São João, em frente ao prédio da antiga Universidade Federal do Tocantins.

Rua Humberto Campos, 481, Bairro São João, Araguaína - Tocantins; Fone: (63) 3412-1045

 



 

 

 

"Associação protetora dos animais ANJOS de 4 P4tas!
Lutamos em prol do respeito e direitos dos animais, promovendo resgates, tratamentos veterinários com as clínicas parceiras e encaminhamento pra uma posse responsável!"

 

 


 

 

O Casa-Lar Meninas Ágape em Araguaína - TO, tem como principal finalidade acolher meninas, de 0 a 18 anos incompletos, as são consideradas pelo Poder

Judiciário em situação de risco. As infantes são encaminhadas pelos Órgãos que compõe a Rede de Acolhimento Institucional da Infância e Juventude. Nossas ações são voltadas para trabalhos com meninas e suas famílias, buscando proporcionar as mesmas uma melhor qualidade de vida, através de oportunidades como serviços de educação, saúde, esporte, lazer, vestimentas, alimentação, moradia, cuidados com a higiene, entre outros hábitos e ensinamentos que podem gerar nelas mudanças para toda a vida, e nas famílias novas oportunidades de uma vida com mais dignidade e qualidade.

 

 

 


 

 

COMUNIDADE TERAPÊUTICA VIDA NOVA

"Acolhimento de pessoas com problema em decorrência do uso de Drogas, recuperação, redução de danos  e reinserção social;  Palestras de prevenção ao uso indevido de álcool e de outros drogas;
Orientações e trabalho com famílias do dependente".

Contato: (63)92620208    (63)92727272

Página Oficial

 

 

 

 


 

 

ASSOCIAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS E AMIGOS DOS PORTADORES DE CÂNCER EM TRATAMENTO NA CIDADE DE ARAGUAÍNA
AVAPCA

 

Nossa Instituição, fundada em 26 de março de 2007, dedica-se, exclusivamente, a promover eventos e projetos que possam expandir e ampliar a qualidade e a quantidade das informações que possam viabilizar e oportunizar a prevenção e a detecção precoces as doenças oncológicas. De igual modo, atuamos disponibilizando auxilio material (alimentos, medicamentos, cadeiras-de-rodas, colchões, alimentação enteral, entre outros), suporte terapêutico, jurídico e outros.

 

https://www.facebook.com/AVAPCA
[email protected]
(63)34128000

 

 

 

 

 

 


 

MÉDICOS SEM FRONTEIRAS


Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por graves crises humanitárias. Também é missão de MSF chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes atendidos em seus projetos.
A organização foi criada em 1971, na França, por jovens médicos e jornalistas, que atuaram como voluntários no fim dos anos 60 em Biafra, na Nigéria.

 

Página Oficial

 

 

 


 

 

Casa de Acolhimento Ana Caroline Tenório

"A Casa de Acolhimento Ana Caroline Tenório Lima, um orfanato mantido pela Prefeitura de Araguaína. A Casa já acolheu mais de 400 crianças e adolescentes, entre zero e 18 anos, que viviam em situação de risco ou de vulnerabilidade social. Atualmente, 23 funcionários trabalham na Casa para cuidar dos 19 internos que aguardam para retornar para suas casas em segurança ou pela adoção."

Texto no portal da Prefeitura de Araguaína apresenta a Casa de Acolhimento.

Visite o site e veja o artigo completo AQUI

 

 

 

Camisetas com alunos, professores e Adriana Cardoso Silva (foto menor), Coordenadora da Casa de Acolhimento: "Somos todos Casa de Apoio Ana Carolina Tenório"

 

 


 

 

 

 

"Nós somos muitos
Não somos fracos
Somos sozinhos nesta multidão
Nós somos só um coração
Sangrando pelo sonho
De viver"

Tudo Azul - Lulu Santos

.

.

Na interseção das ideias acontece a solidariedade!

INTERSEÇÃO
[Var. de intersecção < lat. intersectione.]
S. f.
3.     Mat.  Operação por meio da qual se forma o conjunto de todos os elementos que pertencem simultaneamente a dois ou mais conjuntos; produto.
[Cf. intercessão.]



.

.

.

.

..

..

.

 

 

 

I


Fonte: