às 16:11:02 em Notícias / Notícias

V CNIJMA

Nos dias 15 à 19 de junho de 2018, em Sumaré-SP, foi realizada a etapa nacional da V Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA 2017/2018), que é uma ação realizada pelo MEC em parceria com o MMA que mobiliza escolas da rede pública de todo o Brasil, tendo como público alvo adolescentes de 11 a 14 anos que estejam cursando os anos finais do Ensino Fundamental (6ª à 9ª série).

A CNIJMA é um processo voluntário que começa nas comunidades escolares que incentivam as ideias dos adolescentes para mudar a realidade do lugar onde vivem. Nesta edição com o tema "Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas", os jovens foram desafiados a pensar em soluções para evitar o desperdício, uso consciente, reutilização da água dentre outras alternativas, chegando à revitalização de nascentes e rios locais.

Com o projeto escolar escolhido e cadastrado com seu devido representante/delegado, que nesta edição foi chamado de "nascente", o projeto passa para a etapa estadual - que aqui no Tocantins aconteceu no dia 08/06 em Palmas e reuniu mais de 80 nascentes. Por fim, a delegação eleita pelas próprias nascentes no princípio de que "Jovem escolhe jovem" segue rumo à nacional, que nesta edição reunião mais de 400 nascentes de todo o país.

"É um processo audacioso colocar nas mãos dos jovens a missão de melhorar o meio ambiente brasileiro cuidando das águas, mas é também incrível a responsabilidade socioambiental e a quantidade de projetos fora de série que eles (nascentes) conseguem realizar brincando! A CNIJMA desperta os grandes super-heróis, que dão o melhor de si para construir um Brasil melhor. Não é uma missão simples, a conferência não tem fim, ela persiste em cada um dos que participam e insiste na construção de um meio ambiente socialmente equilibrado e por que não, divertido?!"

Danielly Lopes é acadêmica do 3° período do curso de Direito, é presidente da LAEC, membro da LARES e do Coletivo Jovem pelo Meio Ambiente-TO, foi delegada na IV CNIJMA pelo Tocantins e agora, Guardiã das nascentes (facilitadora) nas etapas estadual e nacional da V CNIJMA.

Álbum: V CNIJMA