às 17:13:53 em Notícias / Psicologia

Capacitação: Suicídio como Fenômeno Psicossocial

ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA A CAPACITAÇÃO "O SUICÍDIO COMO FENÔMENO PSICOSSOCIAL: ASPECTOS HISTÓRICOS DA MORTE VOLUNTÁRIA E SEUS IMPACTOS ONTOLÓGICOS", DO CURSO DE PSICOLOGIA DA CATÓLICA ORIONE

O suicídio é um problema de saúde coletiva e pública que tem afetado a vida no Tocantins, em função do grande número de casos em um curto espaço de tempo, conforme os casos divulgados nas mídias locais e regionais. A psicologia, enquanto ciência preocupada em desvelar processos sociais constitutivos das subjetividades, possui instrumental teórico-metodológico para compreender a morte voluntária superando concepções reducionistas e psicologizantes. Dessa forma, faz-se necessário proporcionar condições para a formação acerca da temática em uma perspectiva ético política, que promova o pensamento crítico com relação ao fenômeno, desvelando suas múltiplas determinações históricas, rompendo com o senso comum. A capacitação estará ancorada na Teoria Histórico Cultural, que apreende o psiquismo em sua condição social e histórica, e culminará em um produto final a ser elaborado pelo grupo. O projeto é de autoria da Profª Msª Carmen Hannud, do curso de psicologia da CATÓLICA ORIONE.

Os encontros da capacitação serão quinzenais, sendo destinados para estudo e debate de leituras pré-determinadas pela professora responsável. Em cada encontro haverá uma dupla de mediadores, a ser designada desde o primeiro encontro. Dessa forma, as vagas estão limitadas a oito (8) estudantes e a seleção das(o)s participantes será realizada mediante os seguintes critérios:

• ser estudante no 5º ou no 6º período do curso de psicologia da instituição;
  • ter sido aprovado nas disciplinas "indivíduo e grupo I", "indivíduo e grupo II", "políticas públicas" e "psicologia e relações de gênero";
  • ter disponibilidade para estudos periódicos;
  • ter disponibilidade para encontros quinzenais às segundas-feiras pela manhã, das 9 às 11 horas.

As(os) interessadas(os) devem enviar, até o dia 17/09, um e-mail para [email protected] contendo em anexo uma "Carta de Interesse" digitada, indicando o motivo de interesse em participar da capacitação (1); uma declaração assinada à mão atestando sua disponibilidade para estudo e para os encontros (2); o histórico escolar completo, contendo as indicações de aprovação nas disciplinas (3).

CRONOGRAMA DOS ENCONTROS:

24/09 - Apresentação da proposta, com a bibliografia, e divisão coletiva da mediação.

08/10 - Estudo dialogado acerca da temática "suicídio e colonização".

22/10 - Estudo dialogado acerca da temática "suicídio, trabalho e universidade".

05/11 - Estudo dialogado acerca da temática "suicídio, interseccionalidade e consubstancialidade das relações sociais (gênero, trabalho/classe e etnia/raça)".

19/11 - Suicídio e condição geracional.

03/12 - Avaliação e encaminhamento de produto final.