às 16:05:47 em Notícias / Psicologia

I Ciclo de Debates em Psicologia e Relações Raciais

A Católica Orione por meio do curso de Psicologia promoverá o I Ciclo de Debates em Psicologia e Relações Raciais que traz como tema central “Construções de uma Psicologia Antirracista”. O ciclo de debates é uma iniciativa dos estudantes das turmas do 8º Período A/B durante a disciplina de Psicologia e Relações Raciais lecionada pelo professor Robenilson Barreto (CRP/23 1663).

Os debates ocorrerão na sala ESMAT (33-F) durante o turno da manhã e da noite na Católica Orione.

PROGRAMAÇÃO:

CICLO I: (Des) encontros e confrontos na formação psicossocial latino-americana: aspectos étnico-raciais

Data: 11/10/2019. Hora: 10h (ESMAT)

Mesa: Questões psicossociais para a apreensão de aspectos da subjetividade das mulheres negras

• Os desafios do feminismo negro no Brasil (Maiyara Aires)
  • A conscientização e o empoderamento feminino na perspectiva da mulher negra (Thayla P. De Matos)

Data: 18/10/2019. Hora: 10h (ESMAT)

Mesa: Impactos do racismo estrutural nas políticas públicas

• Atuação dos profissionais de saúde junto a população negra:  discriminação no serviço SUS (Jumara Ligia)
  • Raça e classe: reflexões sobre as (im) possibilidades de atuação da Psicologia no sistema socioeducativo (Jamile Lima)

Data: 22/10/2019. Hora: 08h (ESMAT)

Mesa: O racismo e o outro na América Latina

• O negro como lugar (Ilíada D. Prazeres)
  • As máscaras do racismo (Sueli Marques)

Data: 29/10/2019. Hora: 08h (ESMAT)

Mesa: Dos terreiros aos territórios: descolonizacão das práticas de cuidado.

• Relações raciais: uma leitura psicológica da intolerância religiosa (Ana Lorena)
  • Bem viver dos povos indígenas e territorialização (Raabe)

CICLO II: "CAMINHANDO SE FAZ O CAMINHO": contribuições da história contra hegemônica para uma Psicologia Antirracista

Data: 16/10/2019. Hora: 21h (ESMAT)

Mesa: Sofrimento psíquico decorrente do racismo: (in) visibilidades e enfrentamentos.

• Racismo recreativo: uma perspectiva psicossocial (Layonan Cavalcante)
  • Os impactos psicológicos decorrentes do processo de tornar-se negro (Jackellyne Silva)
  • Ninguém atravessa o arco-íris: um estudo sobre os negros (Lívia Negreiros)

Data: 17/10/2019. Hora: 21h (ESMAT)