às 08:45:48 em Notícias Notícias

Chamada pública para submissão de artigos: Dossiê temático!

Dossiê Temático: “Memória e Comunicação como Formas de Resistência: Novas Configurações de Lutas no Campo”

 

Organizadores: Dr. Cesar Alessandro Sagrillo Figueiredo (UFT), Dra. Carmem Barroso Ramos (UEMASUL), Dra. Roseane Arcanjo Pinheiro (UFMA) e Dr. Jose Siney Ferraz Rodrigues (UEMASUL).

 

A Revista “São Luís Orione”, publicação semestral da Faculdade Católica Dom Orione (FACDO), abre chamada para compor o dossiê temático “Memória e Comunicação como Formas de Resistência: Novas Configurações de Lutas no Campo”. Destacamos, no cenário rural, a metamorfose anômala dos camponeses e a luta pela posse da terra por estes agentes, estimulando formas diferenciadas de empoderamento e emancipação baseadas no ethos particular de cada comunidade.

O objetivo é problematizar as novas configurações de resistências, ao destacar as distintas formas de luta por território, bem como a ação efetiva pela manutenção da cultura e da tradição.

Esperamos textos que vislumbrem configurações não institucionais de resistência aplicados por essas comunidades campesinas, assim como artigos que aludem à educação e ao ensino como instrumento de emancipação a partir deste recorte proposto.

Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail da revista até o dia 15 de outubro de 2021 pelo e-mail [email protected]. As normas de publicação podem ser acessadas no LINK.

A Revista São Luís Orione também receberá contribuições para sessões de artigos livres, resenhas, entrevistas e ensaios de pesquisa em caráter de fluxo contínuo.


Fonte: