às 08:16:27 em Notícias / Notícias

Formação Docente: Reinvenção da Educação Superior - A nova sala de aula

No momento em que o mundo está em processo de morte, a ciência, em todas as áreas de formação profissional, supera-se na busca por meios da manutenção da vida, da economia, das relações sociais, da política, das artes, do desenvolvimento sustentável e da educação significativa.

Consciente do pilar-educação significativa para formação de profissionais que necessitam atuar nesse cenário de superação e esperança, a FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE - FACDO investe na formação/capacitação dos seus professores por compreender que é na atuação do docente, nas salas físicas ou remotas, que está a chave da superação em todas as ramificações do conhecimento.

No processo de gestão para a manutenção, para a renovação e para a inovação de sua política educacional, a FACDO realizou parcerias com instituições e profissionais no ramo da educação nacional, a saber, Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), INOVARE Consultoria Educacional e o ILAPE - Instituto Latino Americano de Planejamento Educacional. Em parceria com profissionais da gestão educacional, a FACDO dá continuidade à capacitação dos seus docentes, direcionando os mesmos para a reinvenção da sala de aula.

O curso em andamento (formato remoto), “Reinvenção da educação superior: a nova sala de aula”, foi elaborado pela Inovare Consultoria Educacional para atender às demandas da Católica Dom Orione, posto que o foco da política institucional de formação docente orionita é fortalecer e inovar o processo de ensino-aprendizagem com uso de ferramentas digitais e sem desconectar-se do SER humano nesse processo pedagógico.

A proposta pedagógica é desenvolvida e coordenada pela Profa. Maristela B. Castro e o Prof. Adelar Hengemühle e tem como objetivo geral promover espaço de diálogo entre os professores e destes com os idealizadores da proposta. Os módulos temáticos incentivam a refletir acerca do fazer pedagógico em sala de aula, tanto física como remota; promover e fazer a aplicação prática de conceitos teóricos e, principalmente, compreender as competências, habilidades, atitudes e conteúdos significativos, diante da realidade locorregional em que estão inseridos nossos egressos, atuais e futuros alunos.

Direção da Faculdade Católica Dom Orione

Araguaína-TO, 14 de abril de 2021.