Núcleo Pedagógico

Antonio Sagrado Bogaz
Coordenador

Elizangela Silva de Sousa Moura
Pedagoga


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APRESENTAÇÃO

O NUPED, criado em 2009, com a finalidade de propiciar condições para qualificação do trabalho pedagógico do corpo docente nos cursos de graduação da FACDO. Sendo a Universidade uma instituição formadora de recursos humanos, e tendo as atividades de ensino, pesquisa e extensão como centro de sua ação e intervenção, busca nos processos pedagógicos desenvolvidos nos cursos de graduação sua principal atividade, pois é da inter-relação entre professor e aluno que se efetiva a educação superior, e da qual resultará a formação de profissionais comprometidos com as transformações sociais, tecnológicas e econômicas da sociedade.

Se a educação superior tem um compromisso de vanguarda com o conhecimento, e se sua qualidade se reflete na formação de bons profissionais para as diversas áreas de atuação, é inevitável que tal qualidade passe necessariamente pela qualificação dos recursos humanos envolvidos, neste caso o professor principalmente. Pensar na qualificação do professor na educação superior significa compreendê-lo como pesquisador e orientador, englobando capacidade construtiva e participativa. Em seu livro Educação e qualidade Pedro Demo enfoca duas características que o professor universitário pesquisador-orientador deve ter:

  • ocupar espaço científico próprio, no qual realiza produção original e aparece como paladino de teorias e práticas: significa ter projeto próprio, uma história de evolução constante, nome constituído pelo mérito reconhecido;
  • orientar alunos a construir conhecimento com qualidade formal e política, atingindo aí o sentido educativo da pesquisa: significa capacidade de agir como motivador central do processo formativo do aluno, colaborando na arquitetura de sua emancipação (1995, p.104).

Para que o professor universitário consiga dar conta desse duplo desafio é necessário que o sistema universitário oportunize condições para que ocorra um permanente processo de capacitação docente, compreendida como um espaço de qualificação em termos de gestão político-científica, em termos da reflexão da própria prática docente e um aprimoramento no uso das ferramentas eletrônicas e novas tecnologias emergentes.

1. OBJETIVOS DO NUPED

1.1. Objetivo geral:

O NUPED tem como objetivo gerenciar os programas internos de formação continuada ao docente da FACDO, para que este atenda aos objetivos da Instituição ao estabelecer, junto aos seus alunos, uma ação/relação pedagógica de qualidade máxima.

1.2. Objetivos específicos:

  • Organizar eventos (cursos, seminários, palestras, etc.) voltados ao Programa de Formação Pedagógica para o corpo docente da FACDO, de forma a qualificar continuamente o ensino superior na Instituição.
  • Manter um dinâmico intercâmbio com diferentes setores da IES. (Direção – Direção Acadêmica – Direção Administrativa – Secretário – Ouvidoria – Coordenação de Cursos – Coordenação de Pós Graduação – NUAD – CPA – NUPEX…)
  • Fazer chegar ao professor informações referentes a cursos, seminários, e outros eventos que tenham o intuito de capacitar a ação docente e sempre mais consolidar, pela qualidade, os processos de ensino e de aprendizagem nesta Universidade.
  • Programar, organizar e acompanhar os eventos pedagógicos que possam contribuir para a qualificação da docência na Instituição.
  • Contribuir para o desenvolvimento de um ensino superior inovador e compatível com as mudanças no mundo do trabalho, com os avanços da ciência e do conhecimento e com a inserção social e comunitária da FACDO em seu contexto de atuação.
  • Facilitar a constante comunicação entre os docentes da FACDO no que se refere à melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem nos diferentes espaços de trabalho universitário.
  • Participar de reuniões internas e externas, quando solicitada, para que o NUPED possa relatar divulgar e intervir nas questões relativas a sua responsabilidade, contribuindo para um trabalho integrado na instituição.
  • Estabelecer contato com outras IES no que se referem aos eventos e ações que contribuam com a formação continuada do docente.
  • Manter constante contato com os acadêmicos na intenção de aproximar as ações que envolvam professores e alunos, para que estas sejam articuladas internamente e favoreçam a qualidade da ação educativa, superando os possíveis entraves de forma dinâmica e discreta.