Trabalho de Conclusão de Curso

Saiba mais sobre os Trabalhos de Conclusão de Curso da FACDO

O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC consiste em um momento concentrado em que devem ser demonstradas, através de atividade orientada de pesquisa, as competências e habilidades desenvolvidas pelo acadêmico ao longo do curso e consiste em componente curricular obrigatório, quando assim for definido no Projeto Pedagógico de cada curso, para a obtenção do grau e diploma nos cursos de graduação na Faculdade Católica Dom Orione.

 

O TCC será desenvolvido por meio de projeto e versará sobre um assunto ou tema relacionado com as Áreas de Conhecimento ou Eixos Interdisciplinares pertinentes ao curso e deve ser desenvolvido de forma individual, no ínterim do estudo acadêmico, em conformidade com sua área de abrangência e com a as especificidades de cada curso, detalhada no PPC.

São consideradas modalidades de TCC, no âmbito da FACDO:

  1. Monografia;
  2. Artigo Científico;
  3. Outras modalidades de produção científica. (Enquadram-se em Outras modalidades aceitas como TCC aquelas definidas pelo NDE do curso e registradas no Projeto Pedagógico do Curso – PPC.)

Nas modalidades de trabalho acadêmico que se caracterizem como monografia e artigo científico, deverão ser observadas sua distinção pela extensão, uma vez que o artigo deverá ter de 10 a 20 laudas, ao passo que a monografia deverá conter um mínimo de 40 laudas, seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme as orientações contidas no manual de normatização desta Instituição.

Para elaboração do TCC o discente terá, na matriz curricular, o componente curricular obrigatório relacionado ao Trabalho de Conclusão, obedecendo às nomenclaturas e particularidades de cada Projeto Pedagógico de Curso.

A elaboração do TCC envolve duas etapas:

  1. Elaboração de um projeto de TCC; e
  2. Desenvolvimento do projeto de TCC, em uma das modalidades aceitas na FACDO.

Ao discente que optar pelo artigo científico, sem submissão a nenhuma revista, deve seguir as normas estabelecidas no Manual de Normalização próprio da FACDO ou da Revista São Luís Orione.

As monografias e os artigos científicos referem-se a pesquisas científicas e tratarão de tema único e bem delimitado, com uma abordagem que implica análise, crítica e reflexão. Poderão ser de um dos três tipos: revisão da literatura (pesquisa bibliográfica), pesquisa experimental (executada em laboratório) ou pesquisa de campo (sustentada por conhecimento consolidado, seja amplo ou estudo de caso). Deverão apresentar e discutir ideias, métodos, técnicas, processos e/ou resultados (obtidos com a execução do estudo), nas diversas áreas do conhecimento do curso de graduação a que estão relacionados.

O discente é responsável pelo cumprimento das duas fases do TCC, a elaboração e execução do projeto de TCC, sob a orientação do professor orientador da FACDO.

Para mais detalhamento dos procedimentos e atribuições consultar os dois principais documentos relacionados ao TCC: a Resolução Nº 41, de 10 de agosto de 2020 e o Manual para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos.

Scroll to Top