Apresentação

Fernando Pompemeyer
Supervisor do NEIC

Geraldo Alves Lima
Pesquisador NEIC
Responsável pelo Projeto

As Ligas Acadêmicas da Católica Orione são associações sem fins lucrativos, com foro na cidade de Araguaína-TO, vinculadas ao NEIC – Núcleo de Extensão e Iniciação Científica, que visam complementar a formação acadêmica em uma área específica no campo de conhecimento dos cursos da Faculdade Católica Dom Orione, por meio de atividades que atendam os princípios do tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão, criadas e organizadas por acadêmicos e professores.

Os assuntos tratados pelas Ligas não são apenas para aperfeiçoamento específico com relação às disciplinas dos cursos, mas são de interesse social, importantes para a formação humana de qualquer profissional.

Através das Ligas, trabalhamos a produção de conhecimento por meio da prestação de serviço à comunidade respaldadas no objetivo de desenvolver atendimentos reais, seja por meio de formação específica ou por meio de ações sociais. Todas as ações possuem momentos de singularidade dentro do ambiente institucional e situações externas. Os alunos(as) ficam maravilhados com esses projetos e passam a pensar no outro que sofre, entendendo melhor a sociedade que vivem.

Todas as Ligas da Católica Orione são organizadas de forma estrutural, constituídas de uma diretoria administrativa e por membros efetivos. A diretoria normalmente é composta por presidente, vice-presidente e eventuais diretores que se fazem necessários para o correto e bom funcionamento do grupo, a citar: diretor científico, relações públicas, tesoureiro, secretário entre outros.

Todos os integrantes das Ligas são submetidos à normas ditadas por um estatuto desenvolvido pelos membros selecionados via edital. O grupo de discentes deve ser acompanhado e coordenado por professores e profissionais do Núcleo de Extensão e Iniciação Científica – NEIC.

Em seus trabalhos e ações, as Ligas Acadêmicas, devidamente regulamentadas e reconhecidas pelo NEIC, devem:

  1. primar pela formação ampla do profissional em seus respectivos cursos;
  2. buscar a multidisciplinariedade em sua composição e nas ações desenvolvidas;
  3. aprofundar conhecimentos teóricos e práticos e buscar aspectos de inovação nos temas de interesse comum;
  4. difundir na comunidade interna e externa aspectos relevantes desenvolvidas pela Liga Acadêmica. Descrição das atividades propostas, contendo: objetivos, justificativa, cronograma, metodologia, orçamento e indicadores de avaliação.