Ligas Acadêmicas

Conheça as Ligas Acadêmicas da Católica Orione

Apresentação

Saiba mais sobre as Ligas Acadêmicas da FACDO

As Ligas Acadêmicas da Católica Orione são associações sem fins lucrativos, com foro na cidade de Araguaína-TO, vinculadas ao NEIC – Núcleo de Extensão e Iniciação Científica, que visam complementar a formação acadêmica em uma área específica no campo de conhecimento dos cursos da Faculdade Católica Dom Orione, por meio de atividades que atendam os princípios do tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão, criadas e organizadas por acadêmicos e professores.

Os assuntos tratados pelas Ligas não são apenas para aperfeiçoamento específico com relação às disciplinas dos cursos, mas são de interesse social, importantes para a formação humana de qualquer profissional.

Nilsandra Martins de Castro
Supervisora do NEIC

Geraldo Alves Lima
Pesquisador NEIC

Através das Ligas, trabalhamos a produção de conhecimento por meio da prestação de serviço à comunidade respaldadas no objetivo de desenvolver atendimentos reais, seja por meio de formação específica ou por meio de ações sociais. Todas as ações possuem momentos de singularidade dentro do ambiente institucional e situações externas. Os alunos(as) ficam maravilhados com esses projetos e passam a pensar no outro que sofre, entendendo melhor a sociedade que vivem.

Todas as Ligas da Católica Orione são organizadas de forma estrutural, constituídas de uma diretoria administrativa e por membros efetivos. A diretoria normalmente é composta por presidente, vice-presidente e eventuais diretores que se fazem necessários para o correto e bom funcionamento do grupo, a citar: diretor científico, relações públicas, tesoureiro, secretário entre outros.

Todos os integrantes das Ligas são submetidos à normas ditadas por um estatuto desenvolvido pelos membros selecionados via edital. O grupo de discentes deve ser acompanhado e coordenado por professores e profissionais do Núcleo de Extensão e Iniciação Científica – NEIC.

Em seus trabalhos e ações, as Ligas Acadêmicas, devidamente regulamentadas e reconhecidas pelo NEIC, devem:

  1. primar pela formação ampla do profissional em seus respectivos cursos;
  2. buscar a multidisciplinariedade em sua composição e nas ações desenvolvidas;
  3. aprofundar conhecimentos teóricos e práticos e buscar aspectos de inovação nos temas de interesse comum;
  4. difundir na comunidade interna e externa aspectos relevantes desenvolvidas pela Liga Acadêmica. Descrição das atividades propostas, contendo: objetivos, justificativa, cronograma, metodologia, orçamento e indicadores de avaliação.

Nossas ligas

Conheça as Ligas Acadêmicas da Católica Orione

Liga Universitária de Solidariedade

A Liga Universitária foi criada pelo Núcleo de Extensão e Iniciação Científica da FACDO para envolver os alunos em ações de solidariedade, difundindo e fortalecendo os valores humanistas de São Luis Orione.

Entre as ações da Liga estão a arrecadação e distribuição de donativos em lares para idosos e creches, a realização de bazares e apoio as atividades sociais dos demais núcleos acadêmicos da FACDO. A orientação pedagógica da L.U.S. é do professor Geraldo Alves.

Conheça o projeto L.U.S.

APRESENTAÇÃO

Núcleo de Extensão e Iniciação Científica da FACDO, dentro de suas atribuições e suas linhas de pesquisa institui A LIGA UNIVERSITÁRIA DE SOLIDARIEDADE- LUS, que está relacionada com a linha cinco de pesquisa: Direitos humanos e solidariedade. Incentivar a elaboração de projetos de interesse da comunidade local e da Região; com isso fortalece a “Formação do ser humano para a construção de uma sociedade justa e solidária”.

Logo a Liga Universitária de Solidariedade será a precursora de uma cultura de generosidade em nossa cidade,fortalecendo os valores orionitas de humanidade

Objetivos gerais

Desenvolver ações de solidariedade no meio acadêmico para conscientização da comunidade universitária (discentes docentes e funcionários em geral).

O projeto tem como objetivos:

  1. Promover a Interdisciplinaridade e multidisciplinaridade para a formação dos acadêmicos;
  2. Desenvolver a interpretação e a aplicação dos temas discutidos, tanto na área jurídica como na administrativa;
  3. Proporcionar o desenvolvimento das atividades complementares;
  4. Possibilitar o domínio de tecnologias e métodos para a permanente compreensão e aplicação dos temas discutidos;
  5. Enriquecer culturalmente os acadêmicos;
  6. Fortalecer um crescimento pedagógico autônomo crítico e reflexivo.

Objetivos específicos

  1. Cadastrar instituições filantrópicas e afins, para agendar visitas solidária;
  2. Realizar palestras, fóruns, cursos e treinamentos com temas relacionados;
  3. Criar a rede de instituições solidárias;
  4. Formar grupo de alunos(as),articuladores para participação ativa em ações da LUS.
  5. Instituir a terça-feira solidária como forma de publicação e concretizações de ações da LUS.

Metodologia

Forma de participação: será definido um grupo de alunos(as) da FACDO dos cursos de direito e administração, (10 componentes) mediante procura,que serão escolhidos por processo de seleção através de entrevistas,feitas pelo professor Geraldo Alves lima, representante do NEIC, que acompanhará as atividades deste projeto. Este grupo terá a duração de um semestre, podendo participar de outras seleções do projeto.Cada membro deste grupo receberá mediante mérito 40 horas de atividades extra-curriculares, distribuídas de acordo com tabela de horas extra curricular.

Ações:

  • Elaborar cadastro de instituições com o perfil filantrópico que precise de ajuda para sua manutenção.
  • Visitas programadas em instituições cadastradas no projeto, com alunos (as) voluntários (as) em grupos de 5 participantes
  • Criar curso de monitores em ações sociais, além de palestras, fóruns com temas relacionados
  • Instituir um dia na semana para divulgação de campanhas e sensibilizações para ações voluntárias, utilizando horário de entrada e de intervalo no espaço do pátio.
  • Publicar panfletos cartilhas de direitos e informações gerais pertinentes as instituições cadastradas no projeto.
  • Ministrar cursos de formação geral para os participantes das instituições e seus familiares. (INFORMÁTICA, empreendedorismo).
  • Utilizar na medida do possível espaço em eventos acadêmicos para promoção de ações solidária.
  • Criar a Feira de artesanatos e produtos artísticos para gerar renda para os participantes ou representantes as instituições
  • Fazer parcerias com empresa Junior e NUPJUR em ações de solidariedade e afins.
  • Desenvolver campanha permanente de doações gerais (sangue entre outros)
  • Definir tabela de horas extra-curriculares, relacionadas com as ações realizadas.
  • Será usada esta logomarca em todos os materiais de divulgação das ações da liga

Projeto na íntegra

Liga Acadêmica de Ética e Cidadania

O PROJETO

Atualmente ética e cidadania são considerados quase temas transversais das instituições de ensino superior. Pois são condições fundamentais para o exercício de qualquer profissão no mercado atual. Na cultura institucional das IES e extremamente oportuno fortalecer uma cotidianidade com essas duas palavras chaves.

A necessidade de uma liga de ética e cidadania é uma forma real de colocar em pratica os conhecimentos adquiridos nos cursos da FACDO. Temos consciência que a liga de ética e cidadania não leva a uma precoce especialização, não entendemos como uma mera incorporação do fazer dos profissionais do direito e da administração. Pois não se trata de conhecimentos específicos de cada curso. Não será uma mera ocupação do tempo livre do corpo discente.

OBJETIVOS

A liga de ética e cidadania ”pretende abrir horizontes para as oportunidades de melhoria, em atividades extracurriculares, como forma de integração social, e agregar valor ao currículo dos participantes.

  1. Desenvolver uma cultura da ética e da cidadania na FACDO e instituições parceiras, através de convênios de formação permanente sobre ética e cidadania.
  2. Criar comitês ou eixos temáticos, relacionados com as seguintes linhas de interesse:
    • DIREITO
    • Ética e cidadania da criança e do adolescente
    • Cidadania e direitos da mulher
    • Cidadania, movimentos sociais e relações de trabalho
    • Direito ambiental
    • Cidadania e direito do consumidor
    • Cidadania e direitos humanos
    • ADMINISTRAÇÃO
    • Ética empresarial,
    • Responsabilidade sócio-ambiental,
    • Cultura, liderança e ética
    • Cidadania e gestão hospitalar
    • Ética e finanças
    • Marketing e cidadania
  3. Promover a produção de livros e outras mídias sobre a temática,
  4. Fundar o fórum permanente de debate sobre ética e cidadania,
  5. Ministrar palestras, seminários em escolas de ensino médio e organizações empresarias com temas relacionados a ética e a cidadania.
  6. Estimular a rede de instituições que desenvolvem projetos sobre ética e cidadania

Liga Acadêmica de Comunicação Social

O galo acorda bem cedo e dá o seu grito antes que todos os outros animais. Ele que canta e faz alarde desde o amanhecer para anunciar o dia. Ele representa o comunicador há várias décadas por ser o grande propagandista do raiar do dia.

Liga Acadêmica de Comunicação Social visa mobilizar alunos dos cursos da FACDO para comunicação eficiente utilizando as novas diretrizes da informação e, de forma prática, aplicar as ferramentas no dia a dia da Faculdade e de entidades, para que sejam colhidos resultados reais dessas iniciativas.

  1. Trabalhar os conceitos de comunicação e informação utilizando os recursos disponíveis;
  2. Aplicar iniciativas de comunicação institucional em instituições e ações direcionadas;
  3. Criar comitês ou eixos temáticos, relacionados com as seguintes linhas de interesse:
    1. Comunicação empresarial
    2. Mídias sociais
    3. Relacionamento profissional e fala em publico
  4. Promover a produção de jornais, programas de rádio, e outras atividades relacionadas com a comunicação social;
  5. Fundar o fórum permanente de debate sobre comunicação social;
  6. Ministrar palestras e seminários empresas, instituições públicas e privadas, abordando a importância da comunicação unilateral.

Baixe o projeto completo clicando aqui.

Liga Acadêmica de Responsabilidade Socioambiental

 

OBJETIVOS

Desenvolver ações de responsabilidade sócio-ambiental no meio acadêmico para conscientização da comunidade universitária (discentes docentes e funcionários em geral).

  • Realizar curso de formação sobre responsabilidade socioambiental
  • Desenvolver palestras, fóruns, cursos e treinamentos com temas relacionados;
  • Participar da implantação do programa de responsabilidade socioambiental da facdo;
  • Formar grupo de alunos(as), articuladores para participação ativa em ações de responsabilidade socioambiental;
  • Criar uma oficina de como fazer um código de ética nas organizações e carta de princípios.
  • Motivar campanhas de consumo consciente na FACDO

Liga Acadêmica de Ciências Criminais

TEMA

Liga Acadêmica de Ciências criminais

LINHAS DE PESQUISA

Cidadania e inclusão social;
Direitos humanos, solidariedade

JUSTIFICATIVA

Vivemos uma necessidade de novas possibilidades de modelos participativos, onde o corpo discente precisa ser protagonista da sua vida acadêmica, além do fortalecimento de uma vida social como intelectuais transformadores da sociedade.

A criminologia está relacionada ao direito penal, mas não pode ser caracterizada somente como um conhecimento auxiliar, sendo que os dois campos tenham ambos uma aproximação em seus objetivos (o crime e o criminoso). Mesmo considerada a criminologia como uma ciência pré-jurídica por Hilário Veiga de Carvalho, destacamos seu valor no entendimento do fenômeno delituoso e suas causas. Uma ciência prática preocupada com problemas e conflitos concretos e históricos, se relacionam com outras ciências como sociologia, biologia, antropologia, psicologia, psiquiatria, medicina legal, ética, polícia técnica e cientifica e a estatística.

Já o direito penal está relacionado com a ordem social, sendo um conjunto de normas que o estado estabelece, definindo os crimes, impondo penas e medidas de segurança. O direito penal está no nível do dever ser.

A criminologia e o direito penal estão juntos nas perspectivas de políticas de segurança e bem-estar social. Tanto pelo método quanto pelo objeto o Direito Penal e a Criminologia não se confundem, constituindo-se ciências autônomas.

OBJETIVOS

Objetivos Gerais

Motivar os conhecimentos teóricos práticos das ciências criminais com foco na criminologia e direito penal, através de um ambiente propicio a discussão crítica das ciências criminais no corpo discente.

Objetivos Específicos

Criar o fórum: diálogos com a criminologia e direito penal em Araguaína;
Desenvolver visitas a instituições prisionais;
Ministrar palestras informativas sobre a criminologia em escolas públicas e associações sociais;
Produzir: livros, artigos e-books sobre ciências criminais
Buscar estreitar laços com o Instituto Brasileiro de ciências criminais
Motivar a criação de grupos de estudos sobre criminologia e direito penal para preparação OAB.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Selecionar alunos do curso de Direito através de divulgação de edital, desenvolver junto com os alunos(as) selecionados o regimento interno da liga. Definir uma programação de ações respeitando o calendário acadêmico da Católica Dom Orione. Todas as atividades devem ser registradas via projeto no NEIC, serão computadas horas complementares em ações como: Seminários, grupos de estudo, Fórum de debates, etc.

PÚBLICO ALVO

Acadêmico(as) de curso de direito

EQUIPE RESPONSÁVEL

Parceiros Internos

Geraldo Alves Lima
Marcondes da S. Figueiredo Júnior
Coordenação do curso de Direito
Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica Orione – NUPJUR

Parceiros Externos

Instituições de Segurança Pública

Liga Acadêmica de Psicologia Aplicada

TÍTULO/TEMA:

Criação da Liga Acadêmica de Psicologia Aplicada


LINHA(S) DO PROJETO:

Cidadania e inclusão social; Direitos humanos, solidariedade


JUSTIFICATIVA:

As discussões acerca da Saúde Pública em todo o mundo, iniciaram em 1986, na I Conferência Internacional sobre a Promoção da Saúde, em Otawa. As discussões foram baseadas nos progressos alcançados com a Declaração de Alma-Ata (1978) e com o documento da OMS (1948), com o tema “Saúde para Todos”. Dessa conferência resultou uma carta que considerou algumas ações a serem realizadas pelos países que aderiram às propostas. Segundo a Carta de Ottawa, as ações de promoção da saúde objetivam reduzir as diferenças no estado de saúde da população e assegurar as oportunidades e recursos igualitários para capacitar todas as pessoas a realizar completamente seu potencial de saúde (BRASIL, 2001).

A partir desse contexto, propusemo-nos a pensar o conceito de promoção da saúde relacionando-o à prática da psicologia no município de Araguaína, a partir de um projeto denominado Liga acadêmica de Psicologia Aplicada. O trabalho da liga se efetiva através das discussões teóricas e trabalhos em campo, atuando no sentido de ampliar e aprofundar a formação do acadêmico(a) de psicologia.


OBJETIVOS:

 

Geral:

Capacitar acadêmicos(as) de psicologia no conhecimento científico em psicologia em suas várias áreas de aplicação, bem como criar espaços de escuta psicológica em instituições solidarias da cidade de Araguaína-TO.

 

Específicos:

  • Desenvolver uma cultura de visitas em instituições solidarias como atividades acadêmicas.
  • Organizar diálogos com a psicologia aplicada
  • Realizar O fórum permanente relacionado com os assuntos correlatos.


METODOLOGIA:

Selecionar acadêmicos(as) do curso de psicologia através de divulgação de edital, desenvolver junto com os alunos(as) selecionados o regimento interno da liga. Definir uma programação de ações respeitando o calendário acadêmico da Faculdade Católica Dom Orione. Todas as atividades devem ser registradas via projeto no NEIC, serão computadas horas complementares em ações como: Seminários, grupos de estudo, Fórum de debates, etc.


PÚBLICO:

Acadêmicos(as) do curso de Psicologia


EQUIPE RESPONSÁVEL:

Parceiros internos:

  • Geraldo Alves Lima
  • Coordenação do curso de Psicologia
  • Professor Paulo Alexandria

Liga Acadêmica de Gestão Empresarial

  1. TEMA:

Liga Acadêmica de Gestão Empresarial- LAGE

 

  1. LINHAS DE PESQUISA:

Linha: 2 Cidadania e inclusão social: campo e cidade. 

Linha: 4 Gestão, conhecimento e inovação.

 

  1. JUSTIFICATIVA:

Vivemos uma necessidade de novas possibilidades de modelos participativos, onde o corpo discente precisa ser protagonista da sua vida acadêmica, além do fortalecimento de uma vida social como intelectuais transformadores da sociedade.

Nesse sentido, a gestão empresarial é base da administração de um negócio. Ela é responsável por estruturar todos os recursos, estratégias e atividades em processos, de maneira que o gestor administrador (a) tenha o controle sobre tudo o que acontece na empresa. Estas são algumas atividades com que a gestão empresarial lidará: Definir a estrutura organizacional; organizar os processos administrativos, operacionais e financeiros; criar o plano estratégico da empresa; integrar a equipe nos objetivos, metas e missão do negócio; atribuir responsabilidades aos colaboradores; avaliar a produtividade e o desempenho da equipe. E é pensando nessas rotinas de trabalho que se justifica a presente Liga de Gestão, pois favorecerá o vivenciar de ações práticas por parte do alunado, tão necessário para o enfrentamento no mercado de trabalho.

 

  1. OBJETIVOS: 

4.1. Objetivos Gerais:

  • Motivar os conhecimentos teóricos práticos dos cursos de administração, Gestão Financeira e Gestão Hospitalar com foco em ações conjuntas através de reuniões, palestras entre outros eventos que julguemos pertinentes.

 

4.2. Objetivos Específicos:

  • Criar o fórum: diálogos Gestão empresarial
  • Desenvolver visitas a organizações;
  • Ministrar palestras informativas sobre Gestão empresarial em escolas públicas e associações sociais;
  • Participar da organização de eventos da Faculdade católica Dom Orione relacionados com os cursos dos participantes da LIGA;
  • Produzir livros, artigos e-books sobre Gestão empresarial;
  • Motivar a criação de grupos de estudos em áreas afins.

  

  1. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

Selecionar alunos do curso dos cursos de Administração, Gestão Financeira e Gestão Hospitalar através de divulgação de edital, desenvolver junto com os alunos (as) selecionados o regimento interno da liga Acadêmica de Gestão Empresarial. Definir uma programação de ações respeitando o calendário acadêmico da Católica Dom Orione. Todas as atividades devem ser registradas via projeto no NEIC, serão computadas horas complementares em ações como: Seminários, grupos de estudo, Fórum de debates, etc.

 

  1. PÚBLICO ALVO:

Acadêmico(as) dos cursos de Administração, Gestão Financeira e Gestão Hospitalar e seus respectivos egressos(as), Professores e funcionários da Faculdade Católica Dom Orione

 

  1. EQUIPE RESPONSÁVEL:

 7.1. Parceiros Internos:

  • Geraldo Alves Lima responsável pelas ligas Acadêmicas
  • Coordenação do curso dos cursos de Administração, Gestão Financeira e Hospitalar
  • NEIC – Núcleo de Extensão e Iniciação Científica.

 

7.2. Parceiros Externos:

  • Instituições relacionadas com a Gestão empresarial (público e privado).

 

  1. CRONOGRAMA DE ATIVIDADE: 

DATA

ATIVIDADE

RESPONSÁVEL

13/03 a 22/03

Período de inscrição de Local e horário: na Secretaria do NEIC, das 14h às 18h e 19h às 21h

NEIC

23/03/2019

Entrevista: sala 19 (Colégio Santa Cruz)

NEIC

26/03/2019

Entrega dos resultados finais

NEIC

  

Araguaína, 27 de fevereiro de 2019.

 

 

Nilsandra Martins de Castro

Supervisor do NEIC

 

Geraldo Alves Lima

Responsável

Scroll to Top