O PROJETO
Atualmente ética e cidadania são considerados quase temas transversais das instituições de ensino superior. Pois são condições fundamentais para o exercício de qualquer profissão no mercado atual. Na cultura institucional das IES e extremamente oportuno fortalecer uma cotidianidade com essas duas palavras chaves.
A necessidade de uma liga de ética e cidadania é uma forma real de colocar em pratica os conhecimentos adquiridos nos cursos da FACDO. Temos consciência que a liga de ética e cidadania não leva a uma precoce especialização, não entendemos como uma mera incorporação do fazer dos profissionais do direito e da administração. Pois não se trata de conhecimentos específicos de cada curso. Não será uma mera ocupação do tempo livre do corpo discente.
OBJETIVOS
A liga de ética e cidadania ”pretende abrir horizontes para as oportunidades de melhoria, em atividades extracurriculares, como forma de integração social, e agregar valor ao currículo dos participantes.
- Desenvolver uma cultura da ética e da cidadania na FACDO e instituições parceiras, através de convênios de formação permanente sobre ética e cidadania.
- Criar comitês ou eixos temáticos, relacionados com as seguintes linhas de interesse:
- DIREITO
- Ética e cidadania da criança e do adolescente
- Cidadania e direitos da mulher
- Cidadania, movimentos sociais e relações de trabalho
- Direito ambiental
- Cidadania e direito do consumidor
- Cidadania e direitos humanos
- ADMINISTRAÇÃO
- Ética empresarial,
- Responsabilidade sócio-ambiental,
- Cultura, liderança e ética
- Cidadania e gestão hospitalar
- Ética e finanças
- Marketing e cidadania
- Promover a produção de livros e outras mídias sobre a temática,
- Fundar o fórum permanente de debate sobre ética e cidadania,
- Ministrar palestras, seminários em escolas de ensino médio e organizações empresarias com temas relacionados a ética e a cidadania.
- Estimular a rede de instituições que desenvolvem projetos sobre ética e cidadania