Atividades do NUAD

  1. O atendimento individualizado de alunos que apresentam alguma dificuldade em seguir seu ciclo acadêmico com regularidade. Neste caso o discente pode procurar o Núcleo por conta própria ou ser orientado por seus professores a tomar tal atitude.
  2. O nivelamento em Língua Portuguesa e em Matemática. Esta ação visa promover condições para aqueles acadêmicos que ingressam no grau superior e demonstram dificuldades elementares em matemática e língua portuguesa, tais como leitura e compreensão de textos, ortografia, expressão oral e escrita, e lacunas em tópicos de matemática básica do ensino médio necessários para o bom desenvolvimento do acadêmico nas disciplinas que envolvem habilidade, em algum nível de cálculo matemático. Os nivelamentos favorecem o melhor acompanhamento das disciplinas curriculares dos Cursos de Direito e Administração de forma que o aluno pode aproveitar os conteúdos ministrados com mais qualidade.
  3. O Programa de Acessibilidade e Inclusão – PAI,que tem por objetivo atender alunos com necessidades especiais e que, nesta situação, apresentam qualquer dificuldade de aprendizagem;
  4. Espaço de acolhida e escuta, onde o aluno pode partilhar suas inquietações seguro de estar em um lugar ético e sigiloso.

A atuação do NUAD depende, diretamente, da atuação dos professores, que deverão apresentar as demandas vivenciadas em sala de aula, tão logo identifiquem alunos que possuam qualquer grau de dificuldade de aprendizagem;

É dever do professor, durante o exercício da prática pedagógica, procurar apoio junto ao NUAD, seja no sentido de buscar orientação para atuar junto ao aluno com dificuldade de aprendizagem, seja no sentido de encaminhar este aluno ao NUAD para que seja iniciado um trabalho de diagnóstico dos problemas de aprendizagem apresentados, bem como suas possíveis causas e, conseqüentemente, estabelecer as atividades e encaminhamentos com vistas a sanar tais problemas a atingir os objetivos propostos pelo Núcleo.