Revista Científica

  • Periódico anual da Católica Orione

Normas para Publicações

NORMAS PARA PUBLICAÇÕES

INTRODUÇÃO

Os trabalhos técnico-científicos para publicação na Revista São Luis Orione online, editada pela Faculdade Católica Dom Orione, de Araguaína, Tocantins, poderão ser apresentados em português, inglês ou espanhol. Deverão ser inéditos e sua publicação não deve estar pendente em outro periódico. Uma vez publicados na Revista São Luis Orione, também poderão sê-lo em outros veículos desde que citada à publicação original.

LINHA EDITORIAL

  • Ciências Sociais Aplicadas
  • Humanidades.

ESTRUTURA DO ARTIGO

Os textos (artigos, resenhas ou ensaios) devem ser escritos em Língua Portuguesa, Inglesa ou Espanhol e deverão ser inéditos, além de obedecer à seguinte formatação:

Espaçamento: 1,5 (um e meio) entre as linhas do texto, em editor de textos Word for Windows, e espaço simples para o corpo de citações longas (acima de 03 linhas), incluindo resumo, notas de rodapé e legendas;

Número de páginas: mínimo de 10 laudas e máximo de 20 para artigos e ensaios, resenha mínimo de 05 laudas. Vale ressaltar que a obra a ser resenhada deverá ter sido publicada há no máximo 02 (dois) anos. Sempre que possível, deverão ser organizados na seguinte ordem: Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Abstract, Keywords, Introdução, Desenvolvimento (Material e Métodos, Resultados e Discussão – quando couber), Conclusão, Agradecimentos e Referências.

  1. Os títulos em português (ou: inglês e espanhol) devem ser grafados em letras maiúsculas, com no máximo 20 palavras. Devem ser claros e concisos e expressar o conteúdo do trabalho.
  2. Os nomes dos autores devem ser grafados por extenso, com letras iniciais maiúsculas.
  3. Resumo e abstract devem conter entre 100 e 250 palavras. A grafia das palavras RESUMO e ABSTRACT deverá aparecer em negrito.
  4. As Palavras-chave e as keywords são grafadas em negrito com letras iniciais maiúsculas, seguidas de dois pontos. Devem ter indicação de no mínimo três e no máximo cinco palavras, separadas por ponto final.
  5. No rodapé da primeira página, deverão constar a formação acadêmica, incluindo o endereço eletrônico.
  6. A palavra INTRODUÇÃO deve ser grafada com letras maiúsculas e colocada à esquerda da página.
  7. O desenvolvimento constitui o núcleo do trabalho, em que se encontram os procedimentos metodológicos, os resultados da pesquisa e a sua discussão crítica. Mas, a palavra desenvolvimento jamais servirá de título para esse núcleo, ficando a critério do autor entregar os títulos que mais se apropriem à natureza do seu trabalho. O autor não é obrigado a usar os termos tradicionalmente empregados nos artigos de periódicos das áreas exatas e biológicas, tais como: material e métodos, resultados e discussão. De qualquer forma, os títulos escolhidos devem ser posicionados à esquerda da folha, grafados com letras maiúsculas.
  8. A palavra CONCLUSÃO ou expressão equivalente deve ser grafada com letras maiúsculas e colocada à esquerda da página.
  9. As referências devem ser organizadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor. E devem ser elaboradas de acordo com a NBR 6023, de agosto de 2002, Norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

PROCEDIMENTOS EDITORIAIS

  1. Após a triagem, o editor submete os trabalhos encaminhados à apreciação crítica dos consultores científicos da revista que elaboram pareceres: a) favorável para publicação; b) favorável com ressalva (solicita atendimento para as reformulações apontadas); ou c) desfavorável. Os critérios adotados são os seguintes:
    1. Adequação à linha editorial da revista
    2. Originalidade
    3. Adequação da metodologia, da análise e da interpretação de informações conceituais e de resultados.
    4. Argumentação lógica
    5. Relevância e pertinência das referências
  2. Os artigos devolvidos por inadequação às normas, podem ser reenviados pelos seus autores ao editor, no prazo de 30 (trinta) dias, desde que efetuadas as modificações aconselhadas ou necessárias.
  3. São de exclusiva responsabilidade dos autores as opiniões e conceitos emitidos nos trabalhos. Contudo, o editor, com a assistência da assessoria científica, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações aconselháveis nos artigos.
  4. Não serão divididos direitos autorais ou concedida qualquer remuneração pela publicação dos trabalhos na revista, em qualquer tipo de mídia (papel, eletrônica, etc).
  5. Na avaliação dos textos encaminhados ao conselho editorial adota-se o sistema de omissão do nome do autor para fins de apreciação do texto.
  6. A seleção de trabalho para publicação é de competência do Conselho Editorial da Revista.